Ordem Maçônica

 

 

 

Histórico:

A Ordem Maçônica surgiu na Idade Média, principalmente estabelecida com os Irmãos da Ordem Beneditina na França que criaram o Estilo de Arquitetuta Gótica. De inicio, a Maçonaria era apenas operativa, ou seja, tratava apenas da construção de Catedrais de estilo gótico pela Europa, mas em 1717 pela decadencia do Estilo dando lugar a Arte Clássica, foi de extrema necessidade filiar homens de outras profissões nas Guildas que existiam para unir os Maçons da época.

Com a filiação dos "Aceitos" nas guildas de Maçons, Magos, RosaCruzes, Alquimistas, Illuminatis, Astrologos, Cabalistas, Hermetistas e uma variedade de homens que estudavam as Leis que regem o Homem, a Natureza e o Universo, puderam ter um espaço garantido onde suas idéias conseguiram amadurecer e florescer até atingir o seu objetivo final.

Hoje, a Maçonaria está em todos os Continentes, sempre interessada e engajada na emancipação da sociedade, na justiça social e na liberdade de pensamento.

Tradicionalmente, a Maçonaria se inspira nas Iniciações que ocorriam no Antigo Egito, onde havia um Drama que encenava a Vida, Morte e Ressureição do individuo, revelando assim aquilo que só é alcançado por aqueles que buscam o conhecimento Gnóstico.

Nas Lojas Maçônicas, lugar de reuniões de homens livres e de bons costumes, que aspiram alcançar a perfectibilidade humana e o auto conhecimento é que estudamos e trabalhamos com o objetivo de trazer Felicidade e Paz para toda humanidade.